Céu tende apresentar poucas nuvens, por isso há essa sensação de calor. No entanto, a meteorologista do Inmet explica que o frio é real
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Esta quarta-feira (18/5) começou fria e quebrando recordes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou no Gama a temperatura de 8,7°C. No Plano Piloto, no entanto, a mínima ficou em 8,9°C. Segundo a explicação de meteorologista do instituto Andrea Ramos, as temperaturas frias se devem à massa de ar frio de origem polar. “Ela ainda vai persistir ao longo da semana”, avisa.
De acordo com a especialista, as temperaturas no Distrito Federal podem chegar a 6°C na sexta-feira (20/5). No Gama, pode chegar a 5°C. Esse clima só perde a força no sábado (21/5) à tarde, quando a temperatura volta a subir novamente e ficará por volta de 13C° e 14°C.
O céu tende a predominar com poucas nuvens, por isso há essa sensação de estar quente. “Mas não está”, assegura Andrea. Os ventos moderados indicam temperaturas mais amenas, segundo a especialista. Por essa razão, é importante sair de casa preparado para o frio durante toda a semana.
Apesar de ser fria a massa de ar polar, ela é seca. Por esse motivo, é importante se hidratar bastante. Neste momento, a sensação térmica está de 17°C, mesmo que a temperatura esteja em 18,7°C. Andrea esclarece que a sensação sempre será um a dois graus a menos do que a temperatura em si, e isso ocorre principalmente em razão das grandes rajadas de vento.
Os dias, assim como esta quarta (18/5), começarão com alta umidade e tendem a abaixar conforme o tempo. Nesta quarta-feira, a máxima foi de 95% no Paranoá, no Plano Piloto no entanto, ficou por volta de 85%. No momento, a umidade relativa do ar está em 30%, porcentagem que deve manter-se, neste horário, durante essa semana.
A especialista ainda avisa que Gama, Paranoá, Águas Emendadas e regiões mais abertas sempre “puxarão temperaturas mínimas no DF”. Agora, o Gama esta com 16°C, com sensação térmica de 15°C.