Maria José Rocha Lima
Foi um sucesso a realização do Curta Maria, na última sexta-feira 13, no Centro de Ensino Cívico Militar Ced 7, em Ceilândia, em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha.
Já na entrada, a professora Claudete, destacada para organizar, nos apresentou a lista de todos os alunos inscritos, informando-nos que muitos participariam das palestras, mas apenas os portadores de uma pulseira cor de rosa estavam inscritos para a produção de vídeos sobre a Lei Maria da Penha, com a autorização dos pais ou responsáveis.
Impressionante a organização, a educação, a disciplina e a satisfação dos estudantes do CED 07. Cerca de 200 estudantes participaram das palestras.
Tudo funciona como uma orquestra: a diretora Adriana Rabelo acompanhou a realização, além de ter destacado a supervisora Claudete e a professora Fabiana, da área de artes. Um educador social nos ofereceu os serviços de som, audiovisual e auxílio na organização do palco. Havia ainda um jovem na entrada do auditório, controlando a entrada e a saída. Uma coisa incrível é que uma das pessoas do Curta Maria, inadvertidamente, liberou os estudantes fora do horário combinado para o lanche, e o “jovem porteiro” ingressou no auditório e deu uma contraordem, fazendo os estudantes retornarem aos seus lugares no auditório, sem contestação nem falatório. Participou do evento o ex-aluno Rocha Silva, atualmente soldado do Exército Brasileiro, com uniforme impecável, muito orgulhoso por ter sido aluno do CED 07. Na saída, estávamos protegidas por uma viatura e um militar atento, mesmo sendo o seu último dia na missão, uma vez que iria para a reserva.
Senti uma enorme alegria de ver uma escola limpa, organizada, bonita. Na entrada, uma frase da filósofa Hannah Arendt: “A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fossem a renovação e a vinda dos novos e dos jovens”.
MARIA JOSÉ ROCHA LIMA é mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e doutora em psicanálise. Foi deputada de 1991 a 1999. É Fundadora da Casa da Educação Anísio Teixeira e idealizadora do Projeto Curta Maria. Psicanalista e diretora da ABEPP. É membro da Soroptimist International SI Brasilia Sudoeste.