Pilotos do Metrô do Distrito Federalrelatam falta de comunicação com a central de operação. Imagens feitas na semana passada pelos metroviários mostram os problemas.
O diretor de manutenção do Metrô, Fernando Sollero, diz que a substituição do sistema de comunicação foi o que provocou o problema. Ele informou que uma das frequências de rádio já pode ser utilizada novamente. O diretor afirma que não há risco de choque entre os trens.
Num dos vídeos feitos por metroviários, um piloto realiza testes de comunicação em trechos subterrâneos. Próximo à Rodoviária do Plano Piloto, o funcionário mostra que a mensagem que ele tenta enviar via rádio fica sem resposta. Ele muda de frequência, mas sem sucesso.
Em outra estação, na 114 Sul, outro piloto tenta se comunicar via rádio. A resposta é incompreensível. Num trem em movimento, outro piloto vê uma falha no painel. O funcionário diz que em situações como essas deve relatar o problema.
“O procedimento normal é que eu entre em contato com o centro de controle. No túnel não está havendo comunicação com o centro e a qualquer momento esse trem pode dar algum problema. Se isso acontecer, não tem como comunicar com o centro de controle que o trem está com falha”, diz o piloto.
Os pilotos dizem que o problema no rádio existe há pelo menos uma semana e ocorre tanto dentro quanto fora dos túneis. Num relatório concluído no dia 6 de maio deste ano, um piloto afirma que não obteve retorno ao fazer testes das estações Central e 112 Sul.
Fonte: G1