Com celebrações em todo o Distrito Federal, igrejas retomam principais atividades na Semana Santa após pandemia da Covid-19
Vinícius Schimidt/Metrópoles
A Semana Santa volta neste ano de 2022 com diversas atividades nas paróquias de todo Distrito Federal. Após dois anos de pandemia, os fiéis poderão participar das celebrações com menos restrições. Nesta sexta-feira (15/4), os destaques ficam com a encenação da Paixão de Cristo em diversas paróquias para aqueles que não vão ao Morro da Capelinha.
Além da encenação, as igrejas têm missas, procissões e vigílias agendadas até o domingo de Páscoa (17/4).
Na Catedral, por exemplo, a celebração da Paixão de Cristo, com adoração da cruz, será realizada nesta sexta-feira (15/4), às 15h, presidida por Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília. No sábado (16/4) terá a celebração da vigília pascal, às 20h, com Dom Paulo Cezar, arcebispo da Arquidiocese.
No domingo de Páscoa (17/4), estão programadas missas às 8h, às 10h30 e às 18h. De acordo com a Arquidiocese de Brasília, não será necessário agendamento prévio para participar.
Na paróquia São Pio, localizada no Sudoeste, a Sexta-Feira Santa será dividida em três celebrações nesta sexta: às 9h, terá a oração da Via-Sacra nas tendas próximas ao Pão de Açúcar. Às 15h, será a adoração da cruz com duas celebrações simultâneas, uma na tenda e outra no templo da paróquia.
Às 20h, haverá um momento de oração com Nossa Senhora, também nas tendas.
Já no sábado, haverá um momento de oração às 9h e a vigília pascal, às 18h45, nas tendas. No domingo, as missas serão às 10h, às 19h e às 20h30 nas tendas e ao meio-dia no templo.
Padre Paulo, vigário da paróquia São Pio, ressalta a importância da Páscoa para os fiéis católicos: “Cristo ressuscitou e abriu o céu para cada um de nós”.
Outras paróquias
A paróquia Jesus de Nazaré, em Samambaia Sul, terá a tradicional encenação da Paixão de Cristo nesta sexta, às 18h. No sábado, às 19h, será celebrada a vigília pascal. No domingo, as missas serão às 8h, 11h, 17h e 19h30.
Às 19h30, junto com a missa, terá a encenação da ressurreição de Jesus para fechar a Semana Santa.
Na paróquia Maria Imaculada, do Guará 2, a sexta-feira começa com a encenação da Via-Sacra pelas ruas da cidade, às 9h, saindo do estacionamento da igreja. A celebração da Paixão de Cristo será às 15h. O momento de oração com Nossa Senhora é a partir das 19h.
No sábado, terá a celebração da vigília pascal às 20h. O domingo de Páscoa será marcado por missas nos seguintes horários: 7h, 9h, 12h, 18h e 20h.
Outros horários
Paróquia São Judas Tadeu (Asa Sul)
- Sexta-feira: oração da Via-Sacra, às 10h, e celebração da Paixão de Cristo, às 15h
- Sábado: vigília pascal, às 19h
- Domingo: missas às 8h, 10h30 e 18h30
Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Asa Norte)
- Sexta-feira: celebração da Paixão de Cristo, às 15h, e procissão de velas com saída da paróquia às 19h
- Sábado: vigília pascal, às 20h
- Domingo: missas às 11h, 17h e 19h
Paróquia São Pedro e São Paulo (M. Norte)
- Sexta-feira: oração da Via-Sacra às 10h, celebração da Paixão de Cristo às 15h e momento de oração com Nossa Senhora, às 20h
- Sábado: momento de oração às 9h e vigília pascal às 19h
- Domingo: missas às 10h e 19h
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Taguatinga Sul)
- Sexta-feira: Via-Sacra às 9h, celebração da Paixão de Cristo às 15h, procissão e Via-Sacra do Colégio Marista até a paróquia às 19h
- Sábado: novena da misericórdia às 15h e vigília pascal às 19h
Confira outras paróquias e horários aqui.