Cem estudantes participam hoje, das 8h às 17h, da 15a Jornada do Projeto Curta Maria – produção de vídeos sobre a Lei Maria da Penha -, no Centro de Ensino Médio 03, Gama Sul.
A edição especial, que se estenderá por mais nove jornadas em escolas públicas do Distrito Federal, é uma promoção da Casa da Educação Anísio Teixeira em parceria com a rede oficial de ensino, Instituto AV3, Associação Brasileira de Psicanálise (Abepp), Polícia Civil do DF, OAB de Brazlândia e a organização Soroptimista Internacional/ SI Brasília Sudoeste.
Participaram da mesa de abertura do evento as professoras Maria José Rocha Lima e Jacira Siqueira, a cineasta Marcela Tam, o advogado Daniel Nepomuceno e a psicanalista Maria Elena Rodrigues da Silva.
Com essas edições, o projeto totalizará 24 jornadas e alcançará a participação de 2,3 mil estudantes do ensino médio, informam as coordenadoras do Curta Maria, professoras Maria José Rocha Lima e Jacira Siqueira.
A Lei n. 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, foi sancionada em 7 de agosto de 2006. O Projeto Curta Maria começou em 2015, no Centro Educacional 02 de Sobradinho.
“A primeira jornada foi um sucesso e, por isso, estamos realizando esta edição espe O projeto tanto prosperou que foi para as páginas do Banco Mundial; também foi laureado como uma das boas práticas pela Casa da Mulher Brasileira, em 2016; apresentado nos Estados Unidos pelo Jovem Embaixador Marcelo Júnior, um dos monitores do projeto; e em 2017 abriu os 16 dias de Ativismo da ONU. Foi objeto de monografia de conclusão de Curso de Direito, no Paraná, realizada por Gislaine Vilas Voas, monitora do Curta Maria”, destaca Maria José, mestre, doutora em Psicanálise e doutoranda em Educação.
A segunda edição foi apoiada pela Fundação Banco do Brasil, figurando nas páginas da prestigiada instituição. O projeto, idealizado pela Presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira, professora Maria José Rocha Lima, é inspirado na 2ª edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha de 2013, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e pela Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Banco Mundial. Os autores dos cinco vídeos premiados nacionalmente foram convidados e vieram a Brasília para dar oficinas a 100 (cem) jovens do CED 02-Sobradinho. Desde 2015, as jornadas realizadas pela Casa da Educação Anísio Teixeira contaram com parcerias da Administração Regional de Sobradinho; com as Coordenações Regionais de Ensino de Sobradinho e do Núcleo Bandeirante; os Centros Educacionais de Sobradinho – CEd 02 e 04 -, e CEF 04/Candangolândia e Park Way. Contou também com o TJDFT, a Casa da Mulher Brasileira e iniciativa privada. Continua contando com os apoios da Associação Brasileira de Estudos em Psicanálise – ABEPP e da Polícia Civil do Distrito Federal.