Candidatos terão o período de um mês para realizar a inscrição no site do Detran-DF. Confira os prazos e normas do programa
JP Rodrigues/Metrópoles
Em publicação no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (22/3), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou as diretrizes da nova etapa do Programa Habilitação Social.
As inscrições serão realizadas a partir do dia 25 de abril até às 23h59 do dia 25 de maio, exclusivamente, por meio do portal do Detran.
Estão previstas cinco mil vagas, sendo 1,5 mil na modalidade Estudante Habilitado e 3,5 mil na modalidade Cidadão Habilitado.
O programa reserva 20% das vagas aos beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros 20% aos assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os 60% restantes são destinados ao Projeto Formação Profissional, oferecido diretamente pelo Detran.
Após a publicação do resultado final, os candidatos terão 30 dias para agendar a coleta biométrica e abrir o Registro Nacional de Condutor Habilitado (Renach). Quem não cumprir o prazo estabelecido será desclassificado e perderá o direito ao benefício.
Depois da coleta biométrica e abertura do Registro, o beneficiário terá 40 dias para realizar os exames médicos e psicológicos e, depois do resultado dos referidos exames, deverá fazer a matrícula em um dos Centros de Formação de Condutores, credenciados pelo Detran, dentro de 30 dias.
Segundo o Detran, o candidato que abandonar o processo após a realização de qualquer um dos exames, ou não concluir o processo de habilitação no prazo de 12 meses, fica impossibilitado de participar do Programa Habilitação Social por dois anos.