Ator publicou um vídeo em seu Twitter em que diz que essa guerra “não é do povo russo”.
O ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger disse nesta quinta-feira (17) ao povo russo que eles estão recebendo informações erradas sobre a ofensiva de seu país sobre a Ucrânia, e fez um apelo ao presidente russo, Vladimir Putin, para que suspenda o ataque.
A conta do Twitter de Schwarzenegger, no momento da postagem do vídeo, estava entre as 22 seguidas pela conta do presidente russo.
O astro de Hollywood disse em um vídeo de nove minutos no Twitter que o Kremlin está mentindo intencionalmente aos russos ao dizer que a invasão tem a intenção de “desnazificar” a Ucrânia. A Rússia descreve suas ações como uma “operação especial”.
O vídeo na plataforma contabiliza mais de 27 milhões de visualizações e foi postado também em seu perfil o Instagram, onde o ator possui mais de 22 milhões de seguidores.
Schwarzenegger falou sobre a sua admiração pelo povo russo e sobre seu ídolo Yuri Petrovich Vlasov, atleta russo e campeão em levantamento de peso, de quem tinha uma foto colada na parede do quarto.
O ator também lembrou que seu pai, integrante do exercito nazista, que foi ferido em território russo durante a Segunda Guerra Mundial.
“A Ucrânia não começou essa guerra, nem os nacionalistas ou os nazistas”, disse, apontando que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, é judeu. “Essa não é a guerra do povo russo.”
Em resposta a uma postagem do porta-voz do ator, Daniel Ketchell, em que compartilhava o vídeo, o diretor de estratégia digital da Casa Branca, Rob Flaherty, disse que a declaração de Schwarzenegger é “realmente notável”.
Ketchell afirmou, no entanto, que a gravação foi feita sem conhecimento ou envolvimento do governo do presidente Biden, que chegou a pedir a ajuda de outros influenciadores no combate à desinformação. “Isso veio do coração de Arnold, não do governo”, disse.
Ainda segundo Ketchell, na semana passada, depois de conversar com amigos e conselheiros, o ator decidiu fazer o discurso em vídeo assim como fez no ano passado, quando condenou as tentativas da ala direita americana de derrubar a eleição presidencial de 2020 e o ataque ao Capitólio. O vídeo, de janeiro do ano passado, tem mais de 6 milhões de visualizações no YouTube.
A maior invasão na Europa desde a Segunda Guerra Mundial destruiu cidades ucranianas e fez mais de 3 milhões de refugiados deixarem a Ucrânia em direção a países vizinhos.
Não está claro quantas pessoas na Rússia sabem sobre a guerra, depois que o Kremlin cortou o acesso a vários canais e sites de imprensa.
Schwarzenegger pediu que os russos espalhem a verdade sobre a “catástrofe humana” e disse aos manifestantes russos que o mundo está assistindo.
“O mundo tem visto sua bravura. Sabemos que vocês sofreram as consequências de sua coragem”, disse. “Vocês são meus novos heróis.”