Ação atenderá a dois públicos principais: crianças de 6 meses a 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e profissionais da saúde
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O sarampo voltou a ser tema de preocupação no Brasil após o país voltar a registrar casos da doença em 2018. O Ministério da Saúdeanunciou, na terça-feira (15/3), a campanha de vacinação contra a doença, que começa em 4 de abril.
Neste ano, a ação atenderá a dois públicos principais: crianças de 6 meses a 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e profissionais da saúde. Segundo o ministério, o primeiro grupo é formado por 12,9 milhões de crianças.
A meta é imunizar 95% desta faixa etária. Para operacionalizar a estratégia, serão distribuídas 14,8 milhões doses da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola).
De acordo com o órgão federal, não há meta de cobertura vacinal para trabalhadores da saúde. Isso porque, para este público, a situação vacinal será apenas atualizada, já que o imunizante faz parte da caderneta infantil.
Pessoas que trabalham em ambientes médico-hospitalares terão prioridade devido ao maior risco de adoecimento por causa da exposição nos serviços de saúde. Há estimativa de que o número de profissionais da saúde no país seja de 5,8 milhões de pessoas. Serão distribuídas 6,7 milhões de doses – parte com vencimento previsto já para abril.
Nesta campanha, serão utilizadas vacinas produzidas pelo Serum Institute of India e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Bio-Manguinhos.
Veja o calendário da Campanha de Vacinação de 2022 contra o sarampo:
- Primeira etapa (de 4/4 a 2/5): crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); e
- Segunda etapa (de 3/5 a 3/6): trabalhadores da saúde.
Vacinação contra a gripe
Devido ao aumento de casos de sarampo no país, a campanha de vacinação ocorrerá simultaneamente com a de imunização contra a gripe. A idade das crianças abrangidas é a mesma em ambas as ações: 6 meses a menores de 5 anos, “visando otimizar questões operacionais dos serviços de vacinação nos estados e municípios e reduzir o risco de complicações e óbitos para a influenza nesta faixa etária”.
“Para a campanha contra gripe deste ano, o Ministério da Saúde contratou mais de 80 milhões de doses de vacina. Após a imunização do público prioritário, outros grupos poderão ser incluídos na campanha, como ocorre todos os anos, conforme decisão dos estados e municípios”, concluiu a pasta.
Veja o calendário da Campanha de Vacinação contra a gripe em 2022:
Primeira etapa: de 4/4 a 2/5
- Idosos com 60 anos ou mais; e
- Trabalhadores da saúde.
Segunda etapa: de 3/5 a 3/6
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidade;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e
- População privada de liberdade.