Mais de 2 mil trabalhadores estão há seis dias com atraso no salário e há 14 dias sem receber o vale-alimentação
Funcionários terceirizados da limpeza dos hospitais da rede pública de saúde do Distrito Federal entraram em greve na manhã desta segunda-feira (14/3). A paralisação tem como motivo o atraso de seis dias no pagamento do salário e de 14 dias sem o vale-alimentação.
Os trabalhadores são da empresa BRA Serviços, que conta com cerca de 2,2 mil profissionais nos hospitais do DF.
Presidente do Sindicato de Serviços Terceirizáveis (Sindiserviços-DF), Maria Isabel Caetano ressalta que, apesar de estarem sem receber a remuneração, os profissionais estão trabalhando em equipe reduzida.
“Entendemos que se trata de saúde e não pode ficar sem ninguém. Em alguns locais, estamos com dois trabalhadores; em outros, com cinco. A gente vai se organizando”, explica.
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também se manifestou sobre a situação. O parlamentar disse que os empregados estão enfrentando “sérias dificuldades” e relembrou que, em 2021, houve constantes atrasos nas remunerações. “Hoje é dia 14 e a empresa ainda não teve a dignidade de efetuar qualquer pagamento para esse pessoal”, reclama.
Em nota, a secretaria de saúde informou que o pagamento será repassado à empresa até terça-feira (15/3).
Leia na íntegra:
“A Secretaria de Saúde informa que o pagamento devido será repassado à empresa BRA até amanhã. A Pasta ressalta que aguarda a liberação da licitação pelo Tribunal de Contas para contratação regular de empresa, que prestará os serviços de limpeza regularmente, de modo que esses problemas não voltem a ocorrer.”