O anúncio da falsa venda está disponível nos stories do Instagram de Jane. A primeira imagem foi publicada por volta das 14h desta sexta
Reprodução/ Redes Sociais
A ousadia dos cyber criminosos não poupa ninguém. A mais nova vítima de um golpe comum no Instagram – em que a conta é hackeada e os bandidos simulam a venda de produtos para enganar os seguidores com falsas vendas – é a delegada-chefe da 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural), Jane Klébia. A policial teve o perfil, atualmente com 26,4 mil seguidores, roubado nesta sexta-feira (11/3). Só no ano passado, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou 267 boletins de ocorrência relatando fraudes semelhantes na rede social.
O anúncio da falsa venda está disponível nos stories do Instagram de Jane. A primeira imagem, publicada por volta das 14h desta sexta, continha a suposta explicação pela venda dos produtos. “Um amigo meu está de mudança para outro país e está vendendo as coisas da casa dele. O motivo da venda é: sua irmã está doente em Portugal e ele terá de ir cuidar e ficar um período com ela”, dizia o texto.
A mensagem é finalizada com um recado: “Para mais informações, me mandem mensagem no direct”. É nessa hora que o golpista negocia um valor e passa uma conta bancária para o possível comprador. O produto, porém, nunca chega às mãos do interessado. O farsante anunciou micro-ondas, mesa de jantar, geladeira, cama box, fogão, frigobar entre outros bens.
No primeiro semestre de 2021, nove casos do tipo foram registrados no DF. Na segunda metade do ano, 262 boletins foram confeccionados pela PCDF, que passou a investigar os acontecimentos. No caso da delegada, os golpistas ainda não haviam sido identificados até a última atualização desta reportagem.