Meteorologistas alertam para possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos até fim da noite desta quarta-feira (2). Segundo Inmet, chuva deve continuar durante primeira quinzena de março.
Chuva de granizo nesta quarta-feira (2) no DF — Foto: Redes sociais/Reprodução
A chuva só esperou o carnaval acabar para voltar com tudo no Distrito Federal. Na tarde desta quarta-feira de cinzas (2), as precipitações chegaram acompanhadas de raios, granizo e ventos acima de 75 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para os riscos de temporais em Brasília. Os meteorologistas alertam para a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas até o fim da noite.
A previsão do Inmet é de que as chuvas intensas continuem durante a primeira quinzena de março. A média do volume esperado para o mês é de 211.8 milímetros (mm). Entre 16h e 17h desta quarta choveu 24,2 mm na área central de Brasília.
O meteorologista Olívio Bahia diz que a mudança repentina do clima é explicada pelo vórtice ciclônico, que é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície. Foi isso que ocorreu, nesta quarta, no DF, após dias de muito calor no feriado prolongado.
“Isso acontece quando tem um clima muito quente e entra um pouco de umidade, gerando nuvens carregadas e podendo resultar em temporais”, diz o meteorologista.
Olívio Bahia explica que, dentro da normalidade, em março chove mais que fevereiro, mas várias regiões do DF registraram volume de água acima do esperado no último mês. Confira os índices:
Média de chuva em fevereiro: 183 mm
Quanto choveu:
- Gama: 302 mm
- Brazlândia: 239.8
- Centro de Brasília: 236.6 mm
- Águas Emendadas: 107.6 mm
- Paranoá: 156.4 mm
Veja algumas instruções do Inmet, em períodos de chuvas fortes:
- Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- Não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda
- Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.