Hospital da Criança foi inaugurado no primeiro ano da gestão do ex-governador Agnelo Queiroz
Por Delmo Menezes
O ex-secretário de Saúde e servidor aposentado da SES/DF, Rafael Barbosa, foi absolvido da ação de improbidade administrativa impetrada pelo MPDFT pela assinatura de convênio celebrado por meio da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) e a Organização Social ICIPE, com a finalidade de gerir o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.
O primeiro Bloco do Hospital da Criança foi inaugurado dia 23/11/2011, ainda no primeiro ano da gestão de Agnelo Queiroz e Rafael Barbosa, no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil. Na época foi a mais moderna unidade do país a oferecer especialidades médicas de média e alta complexidades para o tratamento de crianças e adolescentes.
Na época, Rafael Barbosa lembrou que depois de anos de espera e ausência de solução por parte das gestões anteriores, o governo Agnelo Queiroz construiu a solução jurídica que garantiu que finalmente fosse firmado convênio entre o GDF e a Abrace para a abertura do Hospital da Criança. Pelo convênio, o Governo do Distrito Federal repassará recursos para a manutenção da unidade.
O ex-secretário de Saúde informou ao Agenda Capital, que é mais uma grande vitória. “Esse era um processo que foi questionado pelo MP sobre o modelo de gestão pela abertura do hospital da criança. Foram duas ações totalmente equivocadas. Um modelo de gestão que se mostrou eficiente e que colocou o Hospital da Criança como referência no Brasil. É hoje motivo de orgulho para nossa cidade”, pontuou Rafael.
Na ação foram também absolvidos, José Airamir Padilha de Castro, Agnelo Santos Queiroz Filho, Elias Fernando Miziara, Newton Carlos de Alarcão, Túlio Roriz Fernandes e Renilson Rehem de Souza.
Da Redação do Agenda Capital*