Especialistas recomendam a dose de reforço para manter a imunização contra o coronavírus. Há também doses para crianças com 5 anos ou mais
Rafaela Felicciano/Reprodução
A população adulta do Distrito Federal que precisa tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 pode procurar os postos de saúde nesta sexta-feira (18/2). A terceira dose é importante para manter a imunização contra a doença. Dos 93 idosos que morreram em decorrência do coronavírus entre 1º de janeiro e 7 de fevereiro, 82,3% não estavam com o ciclo vacinal completo.
Desde sexta (11/2), a dose de reforço é aplicada no DF com os imunizantes da AstraZeneca ou Janssen. De acordo com a Secretaria de Saúde, a mudança será válida até a chegada de lotes adicionais da Pfizer-BioNTech.
Quem ainda não tomou nenhuma dose ou não voltou para tomar a segunda aplicação também pode se vacinar nesta sexta. As autoridades de saúde reiteram a importância do esquema básico (duas doses) para aumentar a resposta imune na produção de anticorpos.
Confira, abaixo, onde se vacinar no DF, e os detalhes para cada caso:
- Primeira dose
- Segunda dose
- Dose de reforço
- Vacinação infantil
- Drive-thru
- Vacinação noturna
- Imunossuprimidos
Crianças de 5 anos podem ser imunizadas somente com a vacina da Pfizer, em dose pediátrica. Para os pequenos dos 6 aos 11 anos, há também a possibilidade de receberem a Coronavac no braço.
Exceção é feita para crianças entre 5 e 11 anos com imunossupressão. Nesses casos, a única opção é a vacina da fabricante Pfizer.
Adolescentes entre 12 e 17 anos podem ser imunizados com doses da Pfizer ou Coronavac. Qualquer pessoa acima de 18 anos que ainda não tenha iniciado a vacinação é autorizada a tomar também a AstraZeneca. A Secretaria de Saúde permite escolher a marca da vacina.