Equipes são capacitadas com os mesmos protocolos de atendimento. Objetivo é trabalhar de forma unificada
Prossegue até quinta-feira (3) o curso de Formação de Multiplicadores, ministrado pelo Núcleo de Educação em Urgência (Nuedu) para médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Ao todo, 33 profissionais serão capacitados.
O objetivo é atualizar e capacitar as equipes para que trabalhem de forma unificada e mantenham a padronização dos protocolos de atendimento. “Essa integração permite melhor aproveitamento dos recursos das duas instituições”, destaca Victor Arimatea, diretor do Samu. Dos 33 alunos, nove são bombeiros militares.
Ao todo, 33 profissionais serão capacitados. Nove são bombeiros militares
As duas instituições prestam atendimento pré-hospitalar e, desde a portaria conjunta 40/2018, se esforçam para trabalhar de forma unificada e manter a padronização dos protocolos de atendimento. Ao todo, serão 30 horas/aula, divididas entre teoria e prática, durante três dias.
“Como o Corpo de Bombeiros tem muito pessoal, alguns militares estão fazendo o treinamento para replicar isso dentro da corporação”, diz Leticea Moraes, chefe do Nuedu. A médica também enfatiza que o curso trabalha com simulações realísticas, um método inovador de aprendizado, que permite a experiência prática em ambiente controlado.
O major Tizzo, do CBMDF, considera o curso fundamental para formar profissionais adequadamente. “Saber transmitir é tão importante quanto saber realizar os procedimentos. Multiplicar o conhecimento é fundamental”, afirma o oficial.
*Com informações da Secretaria de Saúde