Carlos Adalberto foi vacinado na UBS 5, de Taguatinga, por volta das 7h45. Imunização começou neste domingo para público entre 5 e 11 anos na capital, em 11 unidades de saúde.
Carlos Adalberto, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 no Distrito Federal. Ele recebeu a dose por volta das 7h45 deste domingo (16), para inaugurar a imunização de crianças de 5 a 11 anos.
O menino, que tem paralisia cerebral, chegou às 2h na unidade de saúde, acompanhado da mãe, para receber a vacina. “Não imaginava que seria a primeira. Achava que ia ficar na fila com ele. Graças Deus meu filho está vacinado e protegido”, disse Cleci Pereira da Silva, moradora do Areal.
A campanha de vacinação está sendo realizada em 11 UBSs (veja abaixo), neste domingo, das 8h às 17h . Prioridades são crianças de 11 anos, menores de 5 a 11 anos com comorbidades, e aqueles sob tutela do Estado.
Alívio
A segunda criança a receber o imunizante foi Manuella Rodrigues, de 9 anos. Emocionada, ela recebeu a dose com lágrimas nos olhos. “Agora estou protegida”, afirmou a menina. Como a pequena tem asma, entrou como prioridade na fila de vacinação.
Mãe de Manuela, a estudante Vitória Rodrigues disse que, agora, respira aliviada. Ela contou que a filha já teve Covid e ficou com sequelas. Hoje, a menina precisa do apoio de muletas para caminhar.
“Ela ficou nove dias internada. Essa vacina representa esperança de dias melhores. Um alívio por saber de tudo que ela passou. Covid não é só uma gripezinha e ela é a maior prova disso”, declarou Vitória.
O lançamento da campanha de vacinação contra Covid em crianças contou com a presença do governador em exercício, Paco Britto (Avante) e do Secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, na UBS 5 de Taguatinga.
Paco aproveitou para reforçar a importância da vacinação. “Agradecemos a população que aderiu à essa campanha da vacinação, que é muito importante, para que nós não deixemos proliferar essa pandemia”, disse.
Confira a lista de postos abertos neste domingo:
Nesses postos, serão disponibilizadas 10 mil doses. De acordo com a SES-DF, outras 6 mil serão disponibilizadas em um serviço de vacinação itinerante, a partir de segunda-feira (17). A pasta afirma que a medida é voltada a crianças com deficiência permanente, síndrome de down, autismo, entre outras condições, e que possuam dificuldades de locomoção.