domingo, 23/02/25
HomeDistrito FederalCovid: DF chega a 26 casos de infecção pela ômicron e confirma...

Covid: DF chega a 26 casos de infecção pela ômicron e confirma transmissão comunitária

Mais nove diagnósticos da nova variante foram confirmados no DF, nesta quinta-feira (30). Desses, três não estiveram fora do país e nem tiveram contato com turistas.

Um estudo produzido por cientistas da África do Sul apontou que a variante ômicron do coronavírus pode "escapar" de parte da imunidade adquirida por pessoas que já tiveram covid-19. — Foto: Getty Images
Um estudo produzido por cientistas da África do Sul apontou que a variante ômicron do coronavírus pode “escapar” de parte da imunidade adquirida por pessoas que já tiveram covid-19. — Foto: Getty Images

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou mais nove casos de infecção pela ômicron, nesta quinta-feira (30). Desses, três foram por transmissão comunitária, ou seja, são pacientes que não tiveram histórico de viagem e nem contato com pessoas que estiveram fora do país. 

Outros três registros são de pessoas que estavam nos Estados Unidos, entre elas uma criança. Os três últimos casos confirmados ainda estão em investigação. 

A pasta informou ainda que os pacientes infectados por transmissão comunitária são duas mulheres e um homem. Dois deles estão na faixa etária entre 40 e 49 anos e um tem entre 30 e 39 anos.

De acordo com a SES-DF, todos os infectados estão vacinados — exceto a criança, pois a faixa etária ainda não entrou no esquema de vacinação no Brasil — e apresentam sintomas leves. 

Com esses novos casos, o DF chega a 26 infectados com a ômicron. Desse total,22 já passaram do período de 10 dias de infecção e são considerados curados.

Durante apresentação dos dados, o secretário de saúde do DF, general Manoel Pafiadache, garantiu que, mesmo identificando novos casos da variante na capital, está “tudo sob controle”. Para ele, um dos pontos positivos para esse resultado é a cobertura vacinal no DF. 

“Avalio que estamos numa situação relativamente boa, pelos números que temos. Mais de 91% da população acima dos 12 anos está vacinada com a primeira dose ou dose única e mais de 82% de cobertura vacinal com duas doses. Sem dúvidas isso é êxito”, disse o secretário.

De acordo com o subsecretário de Vigilância, Divino Valero, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 até esta quinta-feira, 4.826.186milhões de imunizantes foram aplicados no DF, em pessoas acima dos 12 anos. 

Sobre a vacinação para a faixa etária abaixo, Divino explicou que aguarda orientações do Ministério da Saúde. “Estamos aguardando a deliberação para que possamos dar continuidade e definição das estratégias a serem adotadas no DF, a depender da nota técnica que o Ministério da Saúde irá adotar”, disse. 

Testagem

Nesta quinta-feira, a SES-DF inaugurou mais um posto de testagem da Covid-19 na capital. Desta vez, na Rodoviária do Plano Piloto. Segundo a pasta, há cerca de 800 mil testes na rede pública de saúde. O secretário ressaltou que, agora, além das pessoas que apresentam sintomas, aqueles que estiverem desconfiados porque estavam perto de uma pessoa com o vírus será testado. “Estamos ampliando”, afirmou o general Manoel Pafiadache.

Além da Rodoviária do Plano Piloto, a SES-DF instalou mais outros três pontos de testagem para Covid-19 nos últimos dias: 

  • Aeroporto de Brasília
  • UBS da 116 Sul
  • UBS da 114 Norte

H3N2

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde também confirmou oito casos de Influenza A H3N2 no Distrito Federal. Desses, cinco foram de pacientes internados e os outros três identificados por meio da vigilância sentinela. 

“Todas as medidas de proteção são importantes o tempo todo para Covid e para gripe. A população tem que estar alerta. Se está resfriado, gripado, evitar sair. Procurar o serviço de saúde para ter certeza que não é Covid. E mesmo se não for, evitar locais aglomerados para não ter essa transmissão acelerada da Influenza A H3N2”, disse a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), Priscilleyne Reis

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM