Mandatário se encontrou em Santa Catarina com um deputado que testou positivo para a Covid-19 um dia após se reunir com Bolsonaro
Igo Estrela/Metrópoles
Após o contato do presidente Jair Bolsonaro(PL) com pessoas diagnosticadas com Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (29/12) que Bolsonaro está “ótimo”. O titular da pasta relatou ter conversado hoje com o mandatário.
Na terça-feira (28/12), o deputado federal Coronel Armando (PSL-SC) testou positivo para Covid. O diagnóstico ocorreu um dia após o parlamentar se encontrar com o presidente em São Francisco do Sul (SC), onde o mandatário do país passa férias com a família.
“O presidente está ótimo. Aliás, contato com pessoas que têm Covid todos nós temos e, muitas vezes, a gente nem sabe, porque boa parte é assintomática”, minimizou Queiroga em entrevista à imprensa na frente do Ministério da Saúde, em Brasília.
Queiroga reforçou que o país avançou na campanha de vacinação contra a Covid-19. “A população brasileira avançou bastante na nossa campanha de imunização: 80% da população vacinável, ou seja, aqueles acima de 12 anos, tomaram duas doses de vacina. Isso mostra o grande sucesso da nossa campanha de vacinação. E o principal ponto para essa campanha ter sucesso é a liberdade dos brasileiros em buscar as políticas públicas.”
“O brasileiro tem uma cultura vacinal muito grande”, prosseguiu o ministro. Apto a se vacinar desde abril, Bolsonaro tem dito que não se imunizou nem pretende fazê-lo.
Coronel Armando e Bolsonaro
O deputado Coronel Armando disse que após a esposa ter testado positivo para a doença, procurou fazer um exame a fim de identificar eventual infecção.
Coronel Armando disse estar assintomático. O parlamentar afirmou que entrou em contato com Bolsonaro para falar sobre a infecção.
“Em razão disso, por prevenção e responsabilidade, mandei mensagem ao presidente Jair Bolsonaro, uma vez que o recebi ontem em São Francisco do Sul e tivemos um breve contato. Falei ainda com o chefe de gabinete do presidente e alertei ao médico da equipe para que estivesse ciente. O presidente conta com estrutura médica de apoio e seguirá a orientação dela”, defendeu.
Além de comungar das mesmas posições do presidente em relação ao combate à pandemia, ou seja, contrário a medidas restritivas desde o início da contaminação, Armando, que é militar, age como se o país não vivesse uma crise sanitária.
O deputado só circula sem máscara pelos corredores da Câmara e também nas comissões, foi contrário à decisão da Mesa Diretora em exigir comprovação da vacina para ingresso no Congresso.