Segundo Secretaria de Saúde, ‘trata-se de um casal de viajantes que chegou a Brasília, na segunda-feira (14), em voo direto de Cancún’. Primeiros dois pacientes já estão curados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/T/t/yoGlxkSp6M50wZufBrBg/121957223-virus.jpg)
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou mais dois casos de infecção pela variante ômicron do novo coronavírus. Ao todo, o número de registros na capital chega a quatro: outras duas pessoas tiveram o diagnóstico confirmado e, agora, estão curadas. Um quinto caso está em investigação (veja mais abaixo). Em todo o país, há 19 registros:
- 13 em SP;
- 2 no DF;
- 2 em RS;
- 2 em GO.
De acordo com a SES-DF, os novos casos são de “um casal de viajantes que chegou a Brasília, na segunda-feira (14), em voo direto de Cancún para a capital federal.” A pasta afirma que os dois estão com sintomas leves e seguem em isolamento, e que ambos foram vacinados com duas doses da Pfizer.
“Os dois ingressaram no DF com teste negativo e a mulher fez novo exame, ainda na manhã de segunda-feira, cujo resultado foi positivo para Covid-19”, diz a pasta.
O homem tem entre 20 e 29 anos e a mulher, entre 30 e 39 anos. As infecções pela variante foram confirmadas após sequenciamento genético feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF).
“O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde-DF (Cievs-DF) foi acionado pelos viajantes e coletou o teste PCR dos dois. As amostras foram sequenciadas pelo Lacen-DF e o resultado foi divulgado no fim da manhã desta sexta-feira. As amostras sequenciadas pelo Lacen-DF foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, referência pelo Ministério da Saúde, para validação”, diz em nota.
Ainda segundo a SES-DF, “o Cievs-DF aguarda a lista, a ser encaminhada pelo Ministério da Saúde, das pessoas que estavam nesse mesmo voo para monitorar aqueles que se sentaram próximos aos dois viajantes”.
Caso em investigação
A Secretaria de Saúde afirma ainda que, nesta sexta-feira (17), um novo viajante de voo internacional teve sua amostra confirmada para Covid-19. Segundo a pasta, o sequenciamento foi iniciado para identificação da variante.
“Trata-se de um passageiro vindo do Canadá, após ter feito conexão no Panamá”, afirma a nota.
Pacientes curados
Os dois primeiros casos de infecção pela ômicron no DF foram confirmados pelo governo local no dia 2 de dezembro. Os pacientes estavam em um voo que veio da África do Sul, passou pela Etiópia e aterrissou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Em seguida, vieram para Brasília.
No dia 13 de dezembro, a SES-DF confirmou que os dois infectados já estavam curados. Segundo a pasta, os dois mantiveram o isolamento e seguiram rigidamente os protocolos contra proliferação do vírus.