André Clemente foi indicado pelo governador Ibaneis Rocha para ocupar uma vaga de conselheiro no TCDF, abrindo vaga na secretaria
O secretário Executivo de Orçamento, José Itamar Feitosa, é o nome escolhido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para substituir o atual secretário de Economia, André Clemente. O emedebista declarou a intenção de nomeação na manhã desta quinta-feira (16/12), após a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) 8 do Vale do Amanhecer, em Planaltina.
“Deve ser o Itamar quem vai assumir. Ele vem trabalhando com o André Clemente há muitos anos. E conhece a máquina como ninguém. E vai nos ajudar a fazer esse último ano do nosso governo com maestria”, comentou Ibaneis.
André Clemente foi escolhido por Ibaneis e aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para ocupar a cadeira do ex-conselheiro Paiva Martins, no Tribunal de Contas do DF. A indicação enfrenta resistência pois a vaga seria destinada para auditores de carreira da corte de contas. Mas não há candidatos aptos no quadro atual.
O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quinta-feira (2/12), o nome de Clemente para a vaga. Foram 19 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.
Conselheiro do TCDF se aposenta e abre disputas por cargo de R$ 33 mil
Sabatina
A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa realizou reunião extraordinária para sabatinar André Clemente, no plenário da Casa. Após a sabatina, o presidente da CEOF e relator da matéria, Agaciel Maia (PL), deu parecer favorável à indicação do atual secretário ao TCDF. Votaram com o relator os membros da comissão Valdelino Barcelos (PP), Júlia Lucy (Novo) e José Gomes (PTB). O deputado Roosevelt Vilela (PSB) estava ausente no momento.
Logo em seguida, a indicação foi apreciada pelo plenário. Votou contra a indicação de Clemente para o TCDF o deputado Leandro Grass (Rede). O distrital Fábio Felix (PSol) se absteve.
Câmara Legislativa aprova indicação de André Clemente ao TCDF
Após a aprovação, Clemente agradeceu à indicação do governador Ibaneis Rocha e à votação favorável pela Casa.
“É uma trajetória que venho construindo desde o início da minha vida no serviço público. Fico honrado com a indicação do governador Ibaneis, com a receptividade pelos parlamentares e com a receptividade que ando tendo também no Tribunal de Contas. Acredito que poderei contribuir muito para a melhoria da gestão no Distrito Federal e para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
O governador Ibaneis Rocha enviou a indicação de André Clemente à Câmara Legislativa na quarta-feira (1º/12). Ele é formado em direito e ciências contábeis, e pós-graduado em auditoria interna e externa.
Originalmente, a vaga no TCDF, aberta com a aposentadoria compulsória de Paiva Martins, seria destinada a auditor concursado do próprio Tribunal de Contas, caso de Paiva Martins, mas não há disponibilidade no quadro institucional. Com a brecha, o titular do Palácio do Buriti optou por Clemente, que é auditor de carreira da Secretaria de Economia.