Mudança começou nesta segunda-feira (22); mudanças no fluxo de veículos ocorrem das 6h às 9h e entre 17h30 e 19h45. Objetivo é reduzir engarrafamentos nos momentos de maior tráfego, segundo DER.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) inverteu o fluxo de veículos no trecho da DF-001 entre o Pistão Sul, em Taguatinga, e o viaduto de Samambaia, no Distrito Federal. A alteração vale para os horários de pico, e começou a valer nesta segunda-feira (22).
Entre às 6h e 9h, uma faixa da pista que originalmente segue no sentido Samambaia, fica destinada ao fluxo no rumo contrário, em direção ao Plano Piloto (veja imagem acima).
No fim do dia, entre 17h30 e 19h45, uma das faixas da pista que originalmente segue no sentido Plano Piloto, vai ter o fluxo invertido para o sentido Samambaia (veja imagem abaixo). Os motoristas precisam ficar atentos à sinalização no local.
Durante os horários em que o trânsito ficará invertido, não haverá faixa exclusiva para ônibus nos trechos com menor fluxo de carros.
Economia de 12 minutos no trânsito
Segundo o DER, a medida tem o objetivo de reduzir os engarrafamentos na via nos momentos de maior tráfego e foi definida após estudos técnicos. A estimativa do departamento é que as mudanças beneficiem 100 mil motoristas que trafegam pelo trecho diariamente.
Ainda de acordo com o diretor geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior, a inversão gera uma economia de 12 minutos aos condutores. “A gente já conseguiu nessa primeira hora de inversão já melhorar entre 10 a 12 minutos de transito nesse trecho. Com essa inversão a gente dá uma melhor fluidez pro trânsito”, explica.