Escavações no sítio arqueológico de Aizanoi, no oeste do país, revelaram estátuas de Afrodite e Dionísio com mais de 5 mil anos.
Arqueólogos da Turquia encontram estátuas de duas cabeças de deuses gregos em um sítio arqueológico no oeste do país, informou a Universidade Kütahya Dumlupınar.
As escavações aconteceram no sítio arqueológico de Aizanoi, e revelaram, no fim de outubro, estátuas de Afrodite e Dionísio, datadas em mais de 5 mil anos.
Os artefatos descobertos ilustram dois dois deuses pertencentes ao panteão grego. Afrodite é a deusa do amor e da beleza e Dionísio o deus do vinho.
O coordenador do sítio arqueológico, o professor Gökhan Coşkun da Universidade Kütahya Dumlupınar, disse em entrevista à agência Anadolu que 100 pessoas estiveram envolvidas na descoberta.
“Essas são descobertas importantes porque mostram que os cultos politeístas da Grécia Antiga seguiram existindo por anos e não se perderam durante o Império Romano”, disse Coşkun.
O pesquisador disse também que as escavações parecem revelar que havia uma oficina de estátuas em operação na região explorada.
A cidade de Aizanoi, a cerca de 300 quilômetros de Istambul, é bastante conhecida por abrigar um templo antigo erguido para Zeus, o deus dos deuses.
A área explorada foi indicada em 2012 para a lista de patrimônio da Unesco e está sob avaliação da agência das Nações Unidas. Ela faz parte do território que pertenceu aos gregos na Antiguidade. (g1)