Campanha quer sensibilizar sobre nascimentos ‘antes do tempo’ e incentivar acompanhamento integral. Veja fotos.
Bebês prematuros internados na Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Distrito Federal, participaram de um ensaio fotográfico na tarde desta quarta-feira (3). A sessão de fotos faz parte da campanha Novembro Roxo e ocorre há 5 anos.
“O roxo é a cor símbolo da causa da prematuridade, demonstra a sensibilidade e a individualidade, características peculiares de bebês prematuros”, dizem os organizadores da campanha que ocorre em todo o país.
O trabalho é para sensibilizar sobre o nascimento de bebês prematuros, aqueles que “chegam antes do tempo previsto”. No DF, a Secretaria de Saúde pretende incentivar também o acompanhamento integral dos recém-nascidos por pais e mães, mesmo em meio à pandemia de Covid-19.
” A fotografia vem trazer cor e alegria para acalentar o coração dessas famílias”, diz Ricardo Kalil, médico neonatologista do Hospital de Ceilândia.
As imagens dos recém nascidos serão impressas e entregues às famílias. Segundo a Secretaria de Saúde as atividades seguiram todas as orientações sanitárias impostas pela pandemia.
As fotos foram feitas pelo médico Ricardo Khalil que contou com o apoio da médica neonatologista Patrícia Carrilho, que posicionou os bebês. Para a médica, a função da equipe é “salvar vidas e trazer um pouco de acalento para os corações das famílias que estão com seus bebês lutando pela vida na nossa unidade”.
“Comemoramos cada vitória de cada prematuro que sobreviveu a essa guerra”, diz a médica.
Prematuros
Segundo a Secretaria de Saúde, os números de prematuridade no Distrito Federal, atualmente, estão maiores do que a média nacional. Enquanto o Brasil está com o índice médio de 11,1%, no DF o índice é de 12%.