Tremor de magnitude 8,0 foi registrado próximo às ilhas Kermadec. Mais cedo, outros dois fortes terremotos foram sentidos na região. Autoridades chilenas alertam para potencial tsunami de pequenas proporções.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/A/q/ot3WnITY6cRs4csZjp8g/1qkhc-terremoto-no-pac-fico.png)
Um terremoto de magnitude 8,0 atingiu a região das ilhas Kermadec nesta quinta-feira (4), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 20 km deste território da Nova Zelândia no sul do Pacífico, a uma profundidade de cerca de 10 km.
As autoridades neozelandesas pediram que os moradores do nordeste e norte do país procurem por abrigos e abandonem as regiões próximas à costa.
“As pessoas perto da costa […] devem ir imediatamente para o terreno elevado mais próximo, fora das zonas de risco para tsunami, ou o mais longe possível no interior. Não fique em casa”, transmitiu a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências em um anúncio.
Segundo a defesa civil da Nova Zelândia, este foi o terceiro grande tremor registrado em poucas horas.
Mais cedo, outro terremoto de magnitude 7,3 foi sentido na região por volta das 2h27 da madruga de sexta-feira, no horário local – 10h27 da manhã de quinta, em Brasília.
Antes dele, um tremor de magnitude 7,2 foi registrado no mar, a 900 km da costa nordeste da Nova Zelândia
A Nova Zelândia faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma área com intensa atividade vulcânica e sísmica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/A/F/FVfDvARMW77AGCvh7ZBQ/ct2ef-c-rculo-de-fogo-do-pac-fico.png)
Alerta também para o Chile
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada do Chile (SHOA) anunciou “estado de precaução para o litoral chileno” por conta deste terceiro terremoto próximo à Nova Zelândia.
O “estado de precaução” indica a possibilidade de um pequeno tsunami chegue à costa chilena durante a próxima noite e madrugada.
As autoridades pedem que a população do país aguarde por mais informações oficiais antes de buscar abrigo. (G1)