Tremor de magnitude 8,0 foi registrado próximo às ilhas Kermadec. Mais cedo, outros dois fortes terremotos foram sentidos na região. Autoridades chilenas alertam para potencial tsunami de pequenas proporções.
Um terremoto de magnitude 8,0 atingiu a região das ilhas Kermadec nesta quinta-feira (4), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 20 km deste território da Nova Zelândia no sul do Pacífico, a uma profundidade de cerca de 10 km.
As autoridades neozelandesas pediram que os moradores do nordeste e norte do país procurem por abrigos e abandonem as regiões próximas à costa.
“As pessoas perto da costa […] devem ir imediatamente para o terreno elevado mais próximo, fora das zonas de risco para tsunami, ou o mais longe possível no interior. Não fique em casa”, transmitiu a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências em um anúncio.
Segundo a defesa civil da Nova Zelândia, este foi o terceiro grande tremor registrado em poucas horas.
Mais cedo, outro terremoto de magnitude 7,3 foi sentido na região por volta das 2h27 da madruga de sexta-feira, no horário local – 10h27 da manhã de quinta, em Brasília.
Antes dele, um tremor de magnitude 7,2 foi registrado no mar, a 900 km da costa nordeste da Nova Zelândia
A Nova Zelândia faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma área com intensa atividade vulcânica e sísmica.
Alerta também para o Chile
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada do Chile (SHOA) anunciou “estado de precaução para o litoral chileno” por conta deste terceiro terremoto próximo à Nova Zelândia.
O “estado de precaução” indica a possibilidade de um pequeno tsunami chegue à costa chilena durante a próxima noite e madrugada.
As autoridades pedem que a população do país aguarde por mais informações oficiais antes de buscar abrigo. (G1)