Nesta sexta-feira (22), a 30a Delegacia de Polícia de São Sebastião deflagrou operação que visa desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar vários roubos nas zonas rurais de São Sebastião e Planaltina. No total, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, três no DF e um na zona rural de Cristalina/GO.
Segundo o delegado-chefe adjunto da 30a DP, Ulysses Luz, os autores agiam com extrema violência psicológica e física, muitas das vezes agredindo as vítimas com coronhadas na cabeça, bem como ameaçando de morte toda a família – incluindo bebês e crianças –, caso não agissem da forma como eles mandavam.
De acordo com os investigadores, em uma só noite eles chegaram a roubar três chácaras no DF e uma van de passageiros em Cristalina/GO, fazendo mais de trinta vítimas. Além dos pertences pessoais, os presos roubaram seis veículos e, inclusive atearam fogo em um deles.
A ação desta sexta-feira é um desdobramento de uma operação realizada no final de dezembro do ano passado, em que os alvos foram os receptadores dos produtos roubados, com os quais foram apreendidos inúmeros bens das vítimas. Ainda segundo o delegado, a identificação e prisão desses receptadores é tão importante quanto a dos assaltantes, pois são eles que fomentam a prática de crimes desta natureza.
De acordo com a polícia, a ação de hoje (22) traz mais segurança à população, já que nos últimos meses mais de dez roubos à mão armada e com restrição de liberdade da vítima foram praticados pelo grupo criminoso em São Sebastião.
Os assaltantes foram indiciados pela prática dos delitos de roubo e organização criminosa, podendo ser condenados a penas que ultrapassam 20 anos.