Presidente vai pela primeira vez à região no 2º turno nesta quinta-feira (13). Petista, que esteve na Bahia na véspera, visita Sergipe e Alagoas.
Por Arthur Stabile, g1
Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) iniciam nesta semana as viagens de campanha do 2º turno ao Nordeste. No 1º turno, o petista venceu na região.
Os dois candidatos visitaram o Nordeste durante o primeiro turno, mas ainda não haviam feito campanha na região desde 2 de outubro.
Até aqui, durante a campanha do 2º turno, Lula só havia feito atos de campanha em estados do Sudeste(São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Bolsonaro, por sua vez, foi ao Norte (Pará), Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul) – além de cumprir agendas em Brasília.
Lula teve primeira agenda na Bahia na quarta-feira (12), dez dias depois do início oficial da campanha de 2º turno e, nesta quinta-feira (13) vai a Alagoas e Sergipe.
Bolsonaro inicia suas viagens pela região com uma visita a Pernambuco nesta quinta-feira.
O atual presidente fará reunião com lideranças cristãs em um hotel e, depois, fará discurso para prefeitos e lideranças políticas no centro de Recife.
Nesta quinta, a agenda do petista ao longo do dia inclui agendas com grupos de bancários tanto em Sergipe quanto Alagoas. Depois dos encontros, Lula fará caminhadas com a população em Aracaju e Maceió.
A eleição de 1º turno terminou com vantagem de Lula nos nove estados que compõe a região: 21,7 milhões de votos, contra 8,7 milhões de Jair Bolsonaro.
Votação dos presidenciáveis no 1º turno em cada região do país
Jair Bolsonaro (PL) venceu em três regiões. Já Lula (PT) ganhou nas outras duas
A vantagem do petista foi a maior entre os dois em todas as cinco regiões do país (veja na arte acima), ao obter mais de 60% dos votos nordestinos – também venceu no Norte, por curta vantagem.
Bolsonaro teve mais votos que o petista no Sudeste (23.470.529), no Sul (9.568.041) e no Centro-Oeste (4.727.672), que, juntos, somaram 37,7 milhões de votos.
Lula, entretanto, terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 57.259.504 votos e Bolsonaro, em segundo, com 51.072.345 votos – somadas todas as regiões.
Viagens pelo país
Os presidenciáveis concentram agendas de campanha no início do 2º turno em estados considerados chave para a votação no dia 30 de outubro.
Em 45 dias de 1º turno, Lula visitou 10 unidades federativas, já Bolsonaro, 14. Nos 12 primeiros dias da nova campanha, eles estiveram em 6 e 7 estados (já contados Alagoas, Sergipe e Pernambuco), respectivamente, mas repetiram lugares visitados anteriormente — com a exceção de Sergipe.
Desde o dia 3 de outubro, Lula permaneceu cinco dos 11 dias de campanha em São Paulo, sua base política e estado onde tenta reverter desvantagem para Bolsonaro (12,2 milhões de votos contra 10,4 milhões).
Também viajou a Minas Gerais, único estado em que venceu no Sudeste (5,8 milhões a 5,2 milhões), e Rio de Janeiro, o 3º maior colégio eleitoral do país. Ainda visitou a Bahia, antes de chegar a Sergipe e Alagoas.
Bolsonaro tem estratégia similar. Seis dos 11 dias foram no Distrito Federal, onde está baseado. Visitou São Paulo duas vezes, Minas uma e ainda esteve em Santa Catarina e Rio Grande do Sul — na região Sul, o atual presidente obteve maior distância para Lula (3,1 milhões de votos).
As campanhas de Lula e Bolsonaro consideram o Sudeste como principal foco para vencer o adversário por concentrar os três maiores eleitorados do país (SP, MG e RJ, nesta ordem).