A 14ª Edição do Projeto Curta Maria, nesta quinta-feira, dia 25, das 8h às 17h, no Centro Educacional Irmã Regina Velanes Regis (Cedirma), Brazlândia/DF, será uma edição especial comemorativa de 15 anos da aprovação e sanção da Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), na qual será homenageada a ex-Miss Universo Martha Vasconcelos (1968). Em 2000, Martha migrou para os Estados Unidos, tendo sido ativista na luta contra a violência doméstica, trabalhando com refugiadas, por quase duas décadas.
Nos EUA, Martha obteve bacharelado e mestrado em Saúde Mental e Aconselhamento, pelo Cambridge College, e radicou-se em Boston. Foi supervisora de uma ONG de combate à violência contra a mulher, dedicando-se ao acompanhamento e aconselhamento de mulheres vítimas de abusos sexuais e violência doméstica, no estado de Massachusetts, notadamente entre imigrantes das colônias brasileiras e portuguesas, trabalho pelo qual foi premiada pelo governo local em 2009.
Em abril de 2015, foi lançado um livro que relata a trajetória de Martha Vasconcellos, escrito pelo jornalista e biógrafo Roberto Macêdo e editado pela Assembleia Legislativa da Bahia.
O Curta Maria alcançou 1.000 jovens, na 12ª edição, realizada 2019, 1.100 em 2020 e chegará a 1.200 em 2021. Em 2016, foi reconhecido pela Casa da Mulher Brasileira como um dos melhores projetos de enfrentamento da violência doméstica. Teve o reconhecimento da ONU Mulher, participando da abertura dos 16 Dias de Ativismo de 2017, na Câmara dos Deputados. Um dos seus monitores foi Jovem Embaixador nos EUA.
O Curta Maria foi objeto de monografia de conclusão de Curso de Bacharelado em Direito, no Paraná, por uma das suas monitoras, Gislaine Villas Voas, e teve o reconhecimento da Procuradoria dos Direitos da Mulher do Senado, sendo apresentado na Pauta Feminina da Casa.
A 14ª Edição do Curta Maria selecionará três vídeos inéditos sobre a Lei Maria da Penha, com duração de no máximo três minutos, gravados por meio de aparelho de telefone celular, destinados à veiculação nas redes de difusão audiovisual e online das entidades organizadoras e parceiras, visando ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas.