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Maria José Rocha Lima
Na última quinta- feira(12), foi realizado o 13º Circuito de Ciências Etapa Regional na CRE do Núcleo Bandeirante. A CRENB recebeu centenas de visitantes entre alunos e a comunidade local para conhecerem os projetos expostos com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
A etapa regional do Núcleo Bandeirante contou com a apresentação de projetos muito criativos e inovadores, de autoria dos alunos, com a orientação dos professores e orientadores. Participando da Comissão de Avaliadores do 13º Circuito de Ciências Etapa Regional, pude vivenciar a vibração de crianças e adolescentes que realizaram projetos de pesquisa e apresentaram-nos nas tendas para avaliadores, professores e comunidade.
Honrada com a indicação da professora Marinalva Alzira, coordenadora intermediária de anos finais da CRE do Núcleo Bandeirante, para compor a Comissão de Avaliadores, acompanhei e avaliei com muita satisfação. E, para meu contentamento, a turminha por mim avaliada concorrerá à Etapa Nacional. Entre Chapadas e Veredas: O Encanto da Diversidade e a Necessidade da Sustentabilidade do Cerrado Brasileiro. 1Estudante da Escola Classe 05, CRE do Núcleo Bandeirante; 2 Professores(as)-orientadores(as) da Escola Classe 05, CRE do Núcleo Bandeirante; Davi C. Rocha1; Heloísa Nakahara1; Isac B. Lima1; Mariana A. Ramos1; Mariana L. de Oliveira1; Caio B. Romão 2; Thays V. Nascimento 2.
Os coordenadores da etapa regional da CRE do Núcleo Bandeirante da 13ª edição do Circuito de Ciências das escolas públicas do Distrito Federal, professores Og Marcelo, Rosane Marques e Natália Barbi, celebraram o sucesso do evento e agradeceram a todos os participantes.
A Coordenação Regional de Ensino tem como orientadora educacional Jackeline Moll.
O Projeto Entre Chapadas e Veredas: O Encanto da Diversidade e a Necessidade da Sustentabilidade do Cerrado Brasileiro, conforme seus autores, visou enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o Cerrado e incentivar a valorização e preservação desse importante sistema biogeográfico brasileiro.
A partir do projeto “Contos, Cantos e Encantos”, retornaram às origens do papel, um elemento fundamental que desempenhou uma função crucial no desenvolvimento da leitura e escrita ao longo da história da humanidade. Os estudantes, para se tornarem capazes de compreender a importância da invenção do papel e da escrita para a sociedade, foram incentivados a adentrar ao mundo da leitura.
Também foram realizadas atividades práticas e educacionais, motivando os alunos na adoção de práticas sustentáveis e a participarem ativamente da conservação ambiental, visando que eles compreendessem a importância do Cerrado, onde vivem cerca de 25 milhões de pessoas,12% da população nacional. Dentre elas, etnias indígenas, comunidades quilombolas, geraizeiros, quebradeiras de coco babaçu, ribeirinhos e vazanteiros. O Bioma é conhecido como berço das águas do Brasil. Nele se encontram oito das 12 principais bacias hidrográficas brasileiras: as cabeceiras da maioria dos principais rios e bacias brasileiros, como o Xingu, São Francisco, Tocantins-Araguaia, Parnaíba, Tapajós, os afluentes da margem direita do rio Paraná e todos os rios que formam o Pantanal.
As crianças vencedoras do Projeto Entre Chapadas e Veredas: O Encanto da Diversidade e a Necessidade da Sustentabilidade do Cerrado Brasileiro se mostraram sensíveis e capazes de compreender que a produção de objetos e materiais em geral depende da exploração de recursos naturais e que é necessário explorá-los com consciência.
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